top of page
Buscar

As cores dos dias

Há um tempo escrevi esse texto, após uma conversa filosófica com uma amiga. Revisitando ele hoje, acho que combina com a chegada da primavera.


Em uma mesa de bar, uma amiga me disse: "As segundas são tão cinzas, que hoje coloquei um batom vermelho para quebrar o monocromático do dia." Fiquei surpresa com o comentário dela e perguntei: "Os dias tem cores?" - Ela prontamente respondeu que sim. Como nunca tinha escutado isso, quis investigar um pouco mais e perguntei para o Google se os dias tinham cores. Fiquei ainda mais surpresa com a quantidade de resultados que me foi apresentada. Os dias não só tem cores, como, dependendo do contexto, pode haver mais de uma cor e cada uma tem o seu significado. Por exemplo, a segunda-feira para minha amiga era cinza. Já para o Google, pode ser vermelha ou branca. Para o Candomblé, é vermelho e preto, dia de Oxum. Então cheguei a conclusão de que os dias tem cores sim, mas não uma só, eles tem as cores que elegemos para eles.

ree

Minha segunda é amarela, para espantar preguiça do domingo e brindar a chance de um novo recomeço. A terça feira é preta, para mostrar segurança e solidificar os caminhos abertos com o amarelo da segunda. A quarta é verde, para semear a esperança e fazer florescer tudo o que plantamos . A quinta é azul, para fluir, como as águas dos rios, tudo que não deu certo na semana que está chegando ao fim. A sexta é vermelha, como o sangue que circula em nosso corpo, renovando as energias e nos preparando para o rosa do sábado, que abraça nossos sonhos e expectativas e se abre para o roxo do domingo, da Ressurreição, do renascimento e para a fonte inesgotável dos recomeços. É, meus amigos, a vida realmente tem cores. Basta pintarmos.

 
 
 

Comentários


bottom of page